Perguntas Frequentes

1 - O que é o PROAC?

O Programa de Ouvidoria e Atendimento ao Cidadão (PROAC) é um canal de diálogo que busca fortalecer, entre outros aspectos, o conceito de cidadania e a melhora da qualidade na prestação de serviços oferecidos pela Prefeitura de Araquari. Sua plataforma está baseada na modernização dos seus canais de atendimento, mais especificamente, pelas redes sociais, cujo foco e resultados implicam em reforçar os mecanismos de recepção online e/ou física através de sete ferramentas: Whatsapp (ZapGov), presencial, Colab.re, e-mail, Facebook, serviço 156 e site institucional.

2 - Quem pode ter acesso ao programa?

Qualquer cidadão usuário de serviços públicos. Pode ser pessoa física ou jurídica.

3 - Posso fazer manifestações sobre qualquer assunto?

É importante, antes de se manifestar, verificar a competência do Executivo Municipal. A Ouvidoria-Geral do Município (OGM) limita-se a tratar manifestações que envolvem órgãos do Poder Executivo Estadual, Federal ou privado. Por exemplo: uma solicitação de manutenção em rodovias federais, como a BR-280, é de responsabilidade do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT); ou tratamento de água e esgoto, que compete à Companhia Catarinense de Águas e Saneamento (Casan).

4 - O que acontece com minha manifestação?

Após você registrar sua manifestação, a equipe de atendimento da OGM irá analisar e avaliar o caso, a fim de identificar a melhor forma de atendê-lo. A Ouvidoria-Geral também poderá responder sua manifestação solicitando informações complementares, poderá prestar orientações de como proceder em alguns casos ou encaminhar para os órgãos competentes pelo atendimento. Você sempre será informado sobre as providencias adotadas.

5 - Como posso acompanhar minha demanda?

Quando sua manifestação é cadastrada em um dos nossos sistemas de gerenciamento de demandas [Colab ou no Consulta a Ouvidoria], a cada movimentação dela você será informado por e-mail sobre quais medidas a Prefeitura tomou ou está tomando para solucioná-la. Em outros casos, você pode enviar uma mensagem de texto para o ZapGov 9-84625677 e informar o número do protocolo da sua manifestação para que possamos verificar.

6 - Não quero reclamar nem sugerir: quero fazer um pedido de acesso à informação. Como devo proceder?

Quando você precisa ter acesso aos dados e documentos produzidos pela Prefeitura de Araquari, você pode solicitar por meio do formulário [clique aqui]. Lá, você deve descrever a informação desejada e preencher seus dados pessoais – que são obrigatórios.

7 - Qual o prazo para receber a resposta da OGM?

A Ouvidoria-Geral do Município tem até 10 dias úteis para dar uma resposta, prorrogável por mais 5 dias, mediante justificativa. Caso não seja possível atendê-lo nesse período, sua demanda será encaminhada para a Comissão de Transparência e Atendimento ao Público para tomada das ações cabíveis, que é a solicitação imediata de uma resposta do órgão responsável pelo serviço ou informação.

8 - Se eu não quiser me identificar, posso fazer uma manifestação anônima?

Sim, você pode optar por manter seus dados em sigilo; seus dados serão vistos apenas pela ouvidoria.

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